CONSOLIDAÇÃO DA INDUSTRIA MUNDIAL DE GAS NATURAL (En: Rio Oil Gas Expo and Conference. Organizado por Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - IBP. Rio de Janeiro (Brasil), 11-14 de septiembre de 2006)

Autor

PINTO PIRES MATHIAS, MELISSA CRISTINA

Organismo regulador / editor

AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO, GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS (ANP)

Fecha
Materias

GAS

MERCADOS GASISTAS COMPETITIVOS

Resumen
Diferentemente do petróleo, consumido em todo o globo, o consumo do gás natural ainda está circunscrito a algumas regiões específicas. Apesar da crescente importância deste hidrocarboneto, a indústria gasífera não se estruturou em escala mundial, como a indústria petrolífera. Destaca-se entre os elementos que contribuíram para a formação de mercados locais não conectados uns aos outros o elevado custo associado à atividade de transporte do combustível. Recentemente, pode ser percebida uma mudança na indústria do gás natural, historicamente caracterizada pela presença de contratos rígidos e de longo prazo. Em função na redução nos custos de transporte de GNL houve um crescimento do mercado spot de gás natural, que ainda continua pequeno quando comparado à contratação de longo prazo do produto.
Entretanto, a formação e consolidação deste mercado spot, mesmo que representando uma pequena parcela do mercado total, pode alterar não apenas a forma de contratação do combustível, mas também o próprio preço do energético. Este artigo discute a consolidação de uma indústria mundial do gás natural e o papel do GNL como instrumento de contestação dos mercados de gás atualmente consolidados, considerando a possibilidade de convergência de preço, por meio do mecanismo de arbitragem, para aquele definido nas negociações spot.
Tipo de Contenido

PONENCIAS

Palabras clave

MERCADOS SPOT