PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO REFINO DE PETROLEO NO BRASIL

Autor

AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO, GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS (ANP) / SUPERINTENDENCIA DE COMERCIALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETROLEO, SEUS DERIVADOS E GAS NATURAL

Organismo regulador / editor

AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO, GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS (ANP)

Fecha
Materias

PETROLEO

PETROQUIMICA

País

BRASIL

Resumen
A Agência Nacional do Petróleo - ANP - presentes um estudo sobre a atividade de refino de petróleo no Brasil. Os principais resultados são discutidos nesta publicação, que visa orientar uma reflexão sobre o futuro deste segmento estratégico da indústria do petróleo. O estudo, realizado com apoio da empresa de consultoria Booz-Allen Hamilton, conclui, com base em projeções de crescimento de demanda, que o nível de dependência externa no que diz respeito ao abastecimento do mercado interno de derivados de petróleo deverá aumentar dos a tuais 17% para 35% em 2010.
O consumo nacional, hoje situado em cerca de 107 milhões de m3/ano (1 ,8 milhão de barris/dia), deverá crescer para 145 milhões de m3/ano (2,5 milhões de barris/dia) nos próximos oito anos. Se não forem realizados investimentos para a expansão da capacidade de refino, ess e aumento irá gerar um déficit de até 50 milhões de m3/ano (860 mil barris/dia), volume este que deverá ser importado, provocando impacto crescente na balança comercial do país.
O trabalho propõe variáveis a serem consideradas, projeta diferentes cenários para a evolução da demanda e mostra as experiências de diversos países. Alerta, também, para o potencial impacto que um esforço importador causará sobre a balança comercial brasileira e expõe alternativas de suprimento de derivados de petróleo para o país no fim da década. A análise das possibilidades serve como subsídio para a definição dos possíveis rumos a serem adotados para o desenvolvimento do segmento.
Tipo de Contenido

LIBROS Y MONOGRAFÍAS

Páginas

39