Curso de Entrega Regulatória (Regulatory Delivery)

Curso de Entrega Regulatória (Regulatory Delivery), que será realizado na modalidade de ensino a distância, no período de 7 de outubro a 29 de novembro de 2019, Escola de Regulação de Florença (Florence School of Regulation – FSR), na Itália.

A ação é fruto da parceria entre a ANEEL e a FSR, que, a partir das necessidades apresentadas pelas Agências Reguladoras Federais, elaborou uma proposta de programa, com 6 módulos. Dentre outras atividades, cada módulo traz estudos de caso nacionais e internacionais, e pode ser de grande valia para servidores das Agências Estaduais e Municipais.

  • Regulatory Delivery
  • Modalidade: a distância
  • Público-alvo: Reguladores e formuladores de política que trabalham na regulação dos mercados de energia em todo o mundo.
  • Objetivo: Compartilhar os modelos de governança ideal experimentados na Europa para a transição energética, mas também compará-lo com outras iniciativas inovadoras na América do Sul, Ásia e África.
  • Duração: 8 semanas, de 7 de outubro a 29 de novembro de 2019.
  • Investimento: As 50 primeiras inscrições terão um desconto de 50%, portanto, terão um custo individual de € 400,00.
  • Metodologia:

O curso online combina visões teóricas e práticas sobre como avaliar as entregas e os resultados das autoridades reguladoras - em outras palavras, qualidade regulatória. A regulação da infra-estrutura é cada vez mais complexa devido às políticas públicas que promovem a liberalização e a descarbonização, bem como a várias mudanças tecnológicas, chamadas de digitalização. Estabelecer os objetivos de regulação e avaliar seus resultados não é uma tarefa trivial.

Os participantes terão uma oportunidade única de aprender como as autoridades reguladoras estão ajustando - e devem justar - sua governança, a fim de garantir que elas atinjam os objetivos da sociedade e promovam escolhas econômicas eficientes. O corpo docente do curso inclui ex-reguladores com conhecimentos práticos e acadêmicos com muitos anos de experiência em diferentes áreas de pesquisa.

Nas primeiras seis semanas, o curso estabelece um quadro conceitual geral e, em seguida, avalia a entrega regulatória a partir de diferentes perspectivas: econômica, legal, social. Particular ênfase é dada aos desafios da digitalização e governança.

O curso combina aulas semanais com leituras, vídeos e interações ao vivo. Os participantes aprenderão como operar com ferramentas regulatórias em teoria e suas diferentes aplicações na prática. Eles também receberão instruções sobre como desenvolver sua proposta de reforma regulatória durante o curso e obter feedback de especialistas.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no portal da FSR (https://fsr.eui.eu/training/energy/regulatory-delivery/) ou podem ser obtidas com as representantes da Escola:

  • Coordenadora do Curso

Professora Dra. Lucila de Almeida

E-mail: Lucila.DeAlmeida@eui.eu

  • Secretaria da FSR

E-mail: FSR.Secretariat@eui.eu

  • Christine Lyon

E-mail: Christine.Lyon@eui.eu

  • Daniela Bernardo

E-mail: Daniela.Bernardo@eui.eu

  • Swetha Bhagwat

E-mail: Swetha.Bhagwat@eui.eu

Fecha publicación