SÉRIE HISTÓRICA DO LEVANTAMENTO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

Autor

AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO, GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS (ANP)

Organismo regulador / editor

AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO, GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS (ANP)

Fecha
Materias

GASES LICUADOS DEL PETROLEO (GLP)

GASOLEOS

GASOLINAS

País

BRASIL

Resumen

Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis (LPMCC) abrange gasolina comum, etanol hidratado combustível (álcool etílico hidratado combustível - AEHC), óleo diesel não aditivado, óleo diesel S-10, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP - botijão de 13 quilos), pesquisados em 459 localidades, de acordo com procedimentos estabelecidos pela Portaria ANP nº 202, de 15/8/2000.

De julho de 2001 a maio de 2004, a ANP promoveu pesquisa semanal de preços ao consumidor final e de distribuição, bem como das margens brutas de comercialização, de gasolina comum, etanol hidratado combustível, óleo diesel não aditivado, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP - botijão de 13 quilos) praticados por postos revendedores de combustíveis automotivos localizados em 411 municípios e por revendedores de GLP de 363 municípios.

Em 2 de maio de 2004, a ANP passou a publicar uma nova versão do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis, contemplando a ampliação do universo de municípios pesquisados, com a inclusão de 144 novas localidades para combustíveis automotivos e de 192 para GLP, abrangendo um total de 555 localidades. Até 30 de outubro de 2004, todos os preços médios eram calculados por média aritmética simples. Após esta data, os preços médios de revenda e de distribuição de combustíveis, em nível estadual, regional e nacional, passaram a ser ponderados com base nas informações de vendas enviadas pelas distribuidoras à ANP. Atualmente, apenas o preço médio em nível municipal é obtido por média aritmética simples.

A partir de 23 de agosto de 2015, devido a ajustes orçamentários, o número de localidades pesquisadas no Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis foi reduzido de 555 para 501.

Tipo de Contenido

INFORMACIÓN SOBRE TARIFAS Y PRECIOS

Palabras clave

PRECIOS

TARIFAS DE GAS

COMBUSTIBLES