Qué e ARIAE

A Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras da Energia (ARIAE) foi constituída formalmente a 17 de Março de 2000 na cidade de Buenos Aires (Argentina), apesar de no início ter sido criada como associação de reguladores dentro do âmbito da Energia Eléctrica. Trata-se de uma organização privada, de âmbito internacional e sem fins lucrativos.

A ARIAE estendeu o seu círculo ao resto dos sectores da energia, conforme o acordo adoptado na junta ordinária anual celebrada em Maio de 2000 em Lisboa e, hoje em dia, reúne organismos reguladores de energia de 19 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e o regulador do mercado da América Central, a Comissão Regional de Interligação Eléctrica (CRIE).

A ARIAE constitui um fórum de comunicação entre especialistas e profissionais das entidades que a englobam, com o intuito de promover a troca de experiências e partilhar o conhecimento ao nível do regulamento dos sectores da energia, a formação e capacitação de pessoal a todos os níveis, e o seu intercâmbio entre os sócios; bem como propiciar a cooperação em actividades de interesse comum, inclusivamente nos campos de pesquisa e desenvolvimento.

A troca sistemática de informação e experiências alicerça-se basicamente no funcionamento dos grupos de trabalho e a través do funcionamento deste site que permite o acesso à informação da Associação e das Entidades Reguladoras que a integram.

Adicionalmente, a ARIAE desenvolve e suporta a organização de Seminários, fóruns e cursos de capacitação que reforçam a difusão do conhecimento energético e o debate regulador, que são compilados em documentos ou livros editados para este fim.