BREVE ANALISE DO SECTOR ELECTRICO EM ESPANHA E PORTUGAL

Autor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Organismo regulador / editor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Fecha
Materias

ENERGIA ELECTRICA

REGULACION

POLITICA ENERGETICA

País

ESPAÑA

PORTUGAL

Resumen
A regulaçao do sector eléctrico português, cujos objectivos foram definidos pelo Decreto Lei nº 187/95 de 27 de Julho, é hoje confrontada com dois novos dados:
1) A directiva 96/92/CE que entrou em vigor em Fevereiro de 1997 e que estabeleceu regras comuns para a organizaçao do sector eléctrico na Uniáo Europeia.
2) A alteraçao do enquadramento legislativo e regulamentar do sector eléctrico espanhol que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos meses.
Neste contexto de crescente liberalizaçao do sector eléctrico, ibérico e europeu, parece-nos útil comparar com atençao os sectores energéticos de Espanha e Portugal.
A presente publicaçao da ERSE inclui duas partes:
- a primeira reproduz a intervençao do seu presidente nas II Jornadas Hispano-Lusas da Energia e constitui uma reflexao sobre Os Mercados e as Políticas Energéticas em Espanha e em Portugal: perspectivas de convergencia e de integraçao.
- a segunda apresenta um conjunto de quadros e gráficos comparativos elaborados na ERSE pelas Dras. Júlia Boucinha, Célia Godinho e Paula Almeida.
Tipo de Contenido

ESTUDIOS, INFORMES DE INVESTIGACIÓN

Palabras clave

COOPERACION INTERNACIONAL

INTEGRACION ECONOMICA REGIONAL

BALANCES ENERGETICOS

COMBUSTIBLES

CONSUMO

LIBERALIZACION ECONOMICA

SISTEMAS ELECTRICOS

Documento

Documento no disponible. Para más información contacte con el Servicio Documental ARIAE en servicio.documental@ariae.org