COMPARAÇAO DOS PREÇOS DA ELECTRICIDADE NA UNIAO EUROPEIA

Autor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Organismo regulador / editor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Fecha
Materias

ENERGIA ELECTRICA

REGULACION

País

UNION EUROPEA

PORTUGAL

Resumen
0 presente estudo tem como objectivo comparar os preços da electricidade em Portugal com os dos restantes países da Uniáo Europeia. A comparaçáo de preços envolve algumas dificuldades e náo se conhece nenhuma metodologia que seja isenta de críticas e universalmente aplicável. As principais dificuldades estáo associadas, por um lado, á impossibilidade de definir um consumidor que seja representativo para todos os países objecto da comparaçao. Por outro lado, a escolha do factor de conversao dos preços praticados em cada país para uma unidade comum (taxas de câmbio ou Paridade do Poder de Compra) tem grande impacto nos resultados obtidos.
A informaçao disponível referese a consumidores domésticos e industriais, nao existindo dados publicados sobre os preços no sector dos serviços. Os preços adoptados na comparaçao para os consumidores domésticos incluem todos os impostos, correspondendo ao montante suportado pelos consumidores. No caso da indústria, a análise incide sobre os presos excluindo o IVA e outros impostos dedutíveis, que poderao ser objecto de reembolso.
Tipo de Contenido

DOCUMENTOS. TARIFAS ARIAE

Palabras clave

ESTRUCTURA DE PRECIOS

PRECIOS

ESTRUCTURA DE TARIFAS

TARIFAS ELECTRICAS

Documento

Documento no disponible. Para más información contacte con el Servicio Documental ARIAE en servicio.documental@ariae.org