REGULAMENTO DA QUALIDADE DE SERVIÇO

Autor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Organismo regulador / editor

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVICIOS ENERGETICOS (ERSE)

Fecha
Materias

DISTRIBUCION DE ENERGIA

ENERGIA ELECTRICA

GAS

GAS NATURAL LICUADO (GNL)

REGULACION

País

PORTUGAL

Resumen

O Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico e do Setor do Gás Natural (RQS) tem por objeto estabelecer os padrões de qualidade de serviço de natureza técnica e comercial a que devem obedecer os serviços prestados no âmbito do Sistema Nacional de Gás Natural.

O RQS define as regras de avaliação e caracterização da qualidade do serviço de fornecimento de gás natural e aplica-se aos clientes, aos comercializadores e aos operadores das infra-estruturas do setor (operadores das redes de distribuição, operador da rede de transporte, operadores de armazenamento subterrâneo e operadores de terminal de recepção, armazenamento e regaseificação de GNL).

O RQS estabelece ainda as regras tendo em vista garantir um nível mínimo de qualidade de serviço prestado aos clientes, nomeadamente, através de disposições relativas a: Competências, responsabilidades e obrigações dos diferentes operadores e agentes envolvidos; Indicadores e padrões de qualidade de serviço técnica e comercial; Compensações a pagar pelas empresas aos clientes quando excedidos os padrões de qualidade definidos, assim como as compensações a pagar pelos clientes às empresas por incumprimento das suas obrigações; Clientes com necessidades especiais e clientes prioritários. Com o objetivo de monitorizar e aferir os níveis da qualidade de serviço prestados, o RQS é direcionado para duas vertentes específicas: a vertente técnica e a vertente comercial.

A vertente técnica refere-se a questões de fornecimento do gás natural tais como:

Continuidade de fornecimento. Características do gás natural fornecido e condições de fornecimento. Por outro lado, a vertente comercial refere-se ao relacionamento entre os operadores das redes de distribuição ou os comercializadores, incluindo os comercializadores de último recurso, com os seus clientes, nomeadamente no que respeita ao atendimento, à prestação de informação e às reclamações.

Em outubro de 2017, na sequência da 61.º Consulta Pública, a ERSE aprovou o RQS, comum ao setor elétrico e ao setor do gás natural, bem como o respetivo Manual de Procedimentos.

Tipo de Contenido

DOCUMENTOS. LEGISLACION ARIAE

Palabras clave

REGULACION POR INCENTIVOS

CALIDAD DEL SUMINISTRO

CALIDAD DE LA ONDA

Volver